sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MERCADOS EM MAPUTO

Prezados,
O Mercado hoje está diversificado. O cenário actual de Mercados é de grande concorrência devido ao surgimento de Grandes e Medias empresas que disputam Clientes e Produtos a todo custo e a todo momento.
Para entrar no mercado dinâmico, precisamos estabelecer estratégias que sobrevivam às mudanças turbulentas dos mercados. Temos que construir alicerces fortes que não sejam derrubados pelas tempestades. E isso não será feito concentrando se em promoções e anúncios. Ao contrário, precisamos conhecer a estrutura do mercado, desenvolver relações com os fornecedores e distribuidores, investidores, clientes e outras pessoas e empresas importantes do sector. Essas relações são mais importantes do que preços baixos e promoções instantâneas.
Assim, praz nos incentivar os investidores de LE CABRITE a acompanhar este estudo em páginas subsequentes, onde apresentamos instrumentos administrativos que visam identificar previamente ameaças no ramo prestes a investir. O estudo mostra ainda factores impulsionadores que positivem a lisura e legalidade do investimento, introduzindo um eximo controlo interno na busca máxima da transparência, pois estamos cientes de que o ágio planejado de capital deve gerar lucros e estabilidade mercado lógica.
ANALISE PROVISIONAL DE INVESTIMENTOS
Os aspectos financeiros são aqui encarados exclusivamente do ponto de vista da preparação de projecto ”Le Cabrite” e não lançando se a exposição de análises metodológicas e a conceitos de análise financeira Empresarial. Tratemos de assunto Básico para a efectivação deste projecto que é o caso da perspectiva financeira ou Cash flow.
BASES:
·        Financiamento a curto prazo
·        Financiamento a médio e Longo prazos
·        Balanços previsionais
Os financiamentos a curto prazo pormenorizam numa perspectiva de maior detalhe possibilitada pela antevisão do futuro imediato, são em geral, por isso mesmo, ventilados por períodos temporais curtos (mês ou trimestres) consubstanciando se no orçamento de tesouraria (Cash flow) o qual pressupõe se investir.
Paralelamente os activos de exploração, isto é, os stocks e os créditos da actividade corrente são por vezes financiados a curto prazo (desconto comercial) merecendo essa luz de consideração neste projecto.


FUNDO DE MANEIO CORRENTE
Quer para financiar o arranque da exploração da iniciativa do projecto, quer o seu desenvolvimento corrente é necessários meios financeiros para além dos inicialmente investidos em activos imobilizados (edifícios, equipamentos etc.)
Esses fundos destinam se a financiar o activo circulante, ou seja, a permitir a actividade produtiva apesar do desfasamento temporal entre a realização das despesas da produção e a realização das receitas da venda, e a permitir a manutenção de um nível adequado de produtos acabados para que não ocorram interrupções de aprovisionamento.
FINANCIAMENTO A LONGO E MEDIO PRAZOS
A realização de um projecto de investimento representa uma aplicação de fundos, de que a “LE CABRITE” dispõe ou que terá de obter de terceiros.
 Os fundos tanto podem ser aplicados no investimento propriamente dito como na sua exploração. Por isso é frequente encontrar se o capital alheio classificado em capital de funcionamento e capital de financiamento, correspondendo em regra o primeiro a capital de reembolso a terceiros, a curto prazo o segundo a capital a médio e longo prazos.
Estes aspectos devem ser tomados em conta no estabelecimento do plano de financiamento a médio e alongo prazos visto que “le cabrite “ é um projecto de investimentos, sob pena de se ter um esquema de financiamento desproporcionado com reflexos negativos na qualidade da gestão, traduzindo se em uma estrutura financeira deficiente.
O plano de financiamento deve apresentar, anualmente, as origens e as aplicações de fundos, discriminando os montantes de cada origem e destinos de cada aplicação (Princípios de Contabilidade). A sua elaboração só é possível quando conhecidos os custos de investimentos e de exploração e as fontes de capital alheio possíveis.
ESTUDO DE ENQUADRAMENTO JURIDICO E FINANCEIRO
Para um projecto de investimento deve se sistematizar as informações sobre os meios legais e financeiros de o realizar, pois pode suceder que o projecto seja técnica e economicamente viável mas materialmente á luz das referidas informações.
Dai que apelamos a “LE CABRITE” a prestar mais que costumeira atenção neste aspecto.
INFORMACAO SOBRE MEIOS LEGAIS
a)   Regime jurídico de inicio de actividades
b)  Regime jurídico de exploração da actividade
-A legislação que regula a actividade devera em causa ser previamente estuda pelos responsáveis de Le cabrite, em particular as normas de direito administrativos em geral e os aspectos particulares da legislação de trabalho.
ASPECTOS DE MAIOR RELEVANCIA
·        Higiene, segurança, salubridade das instalações e Seguros.
·        Disposições Legais sobre trabalho (Contratos, acordos, etc.)
·        Disposições Legais sobre a comercialização interna e externa relacionadas com a produção em causa, com destaque para a legislação aduaneira (direitos e taxas de importação de matéria prima se for o caso)
FORMALIDADES LEGAIS DE CONSTITUIÇÃO
No caso de se tratar de um projecto que futuramente dará origem a uma nova Empresa, haverá obviamente que iniciar os procedimentos legais para a sua constituição:
a)   A escolha e registo da denominação social
b)  A elaboração do pacto social
c)   A realização da escritura de constituição
d)   d)A subscrição do capital e sua parcial ou total pelos sócios




ESTUDO DE MERCADO
O estudo de mercado tem por objectivo, nos projectos produtivos (le cabrite) determinar a procura potencial dos consumidores dos bens ou serviços a produzir, tendo em conta as condições económico-sociais como:
·        Concorrência
·         Preços
·        Rendimentos
·        Hábitos
·        Instituições, em evolução na área geograficamente visada pelo projecto.
AREA PRETENDIDA PELO PROJECTO
·        Maputo Cidade

A cidade de Maputo regista nos últimos anos (2010-2013) ambiente económico significante principalmente nas áreas de turismo mercê dos esforços alcançados a nível regional pelo governo moçambicano.


·        Concorrência
Esta cidade, tem tudo e todos com mesmo objectivos: Manter a base de sustento do negócio e procurar posicionar se melhor face aos seus concorrentes directos. Este é o “dilema” de muitos investidores em Maputo.
O que todos têm é dinheiro para cobrir o arranque do negócio mas todos não tem tempo de conhecer o mercado, suas mutações para alicerçar melhor o investimento, todos gastam em aspectos ligados ao marketing tradicional (Rádio, TV, dísticos etc.) quando a questão passa necessariamente por conhecer o mercado como nos referimos.
Factores como; localização, preços e distribuição podem posicionar melhor a Le Cabrite face aos seus concorrentes directos porque, o mercado não está organizado nesse prisma. Para a efectivação dessa condição é necessário investir muito na mão-de-obra qualificada e selecção seria de produtos a oferecer, definir um espírito de trabalho coordenado com o investimento aplicado.
A concorrência também pode estar aliada a localização. Entre as avenidas:
·        Eduardo Mondlane em paralelo com 24 de Julho;
·        Karl Max em paralelo com Guerra Popular e nas de Zonas de Ronil, Alto Maé (estatua Eduardo Mondlane) respectivamente, aqui qualquer investimento entra logo na concorrência, não do público-alvo mas sim de seus adversários directos do mercado. Pois em cada 500metros (aproximadamente) tem um restaurante, Bar, Take_away, que funciona aproximadamente até 2horas de Madrugada.
Em torno da avenida Eduardo Mondlane tem no total das duas bermas da estrada 24 estabelecimentos localizados a 1, 3 até 5 metros de distância da estrada, dos quais 19 fecham entre 17,18,19horas no meio de semana e das 23 a 2horas de madrugada nos fins-de-semana. Face a este cenário, para montar um negócio nessa área seria necessário ter tudo diferente como:
·        Obter instalações Modernas que acompanhem o ritmo de desenvolvimento da zona;
·        Revestir por equipamentos de ponta;
·        Segurança humana e de sistema;
·        Rápida facturação sistematizada;
·        Recursos humanos qualificados;
·        Aquisição e Distribuição revisada;
·        Ter uma cultura de Bom servir a todo tipo de cliente.
Como se pode ver, materializar esses pontos requer um investimento serio e prever a vida do lucro em 24 ou mesmo 48 meses de trabalho intenso, somando se às despesas de água, luz, transporte, salários, impostos etc.
Mas, o mesmo não se verifica se a área pretendida fosse a mais 10km da cidade quase uma hora de tempo de carro, onde oferece neste momento factores importante para investimento de Restauração, asseguramos que seria mais fácil e sem concorrência procurar nesses lugares que apresentam mercado monótono e egocêntrico.
·        Preços
No decurso das audiências feitas pelo grupo de pesquisa deste projecto, deparou se com a política de preço e de crédito que estabelecimentos e singulares estão a oferecer aos seus Clientes.
Uma nova realidade de mercado está surgir com investidores que se mostram interessados com o vulto material ou permanência de seus serviços no mercado do que com a optimização do lucro em si. Dos inqueridos, 89% acreditam que trabalham para manter o negócio por isso dão crédito para reter o cliente e 11% são pré-pago porque já tem o “Nome na praça” e se contem com o pouco que entra sem pensar na proporção do tempo em relação a aderência.
Quanto ao preço a realidade também é fascinante quando 3 cervejas são compradas a 100mt, quando um prato de Mariscos consumida no dia 1 pode ser liquidado 30 dias depois sem adicionar custos ou percentagens no valor do Menu.
Em suma esta realidade mostra a falta de política de preço e de credito mas, remete a um profundo estudo para se sair com lucro:
·        Criar uma política sólida de preço;
·        Ter uma politica de crédito viável a realidade do que cada cliente injecta ao longo da sua relação com a Empresa;
·        Criar ferramentas de gestão Corporativa;
·        Manter uma ligação forte com os distribuidores de modo a oferecer melhore preços de aquisição de matéria-prima.


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