Prezados,
O Mercado hoje está diversificado. O cenário actual de
Mercados é de grande concorrência devido ao surgimento de Grandes e Medias
empresas que disputam Clientes e Produtos a todo custo e a todo momento.
Para entrar no mercado dinâmico, precisamos estabelecer estratégias que sobrevivam às
mudanças turbulentas dos mercados. Temos que construir alicerces fortes que não
sejam derrubados pelas tempestades. E isso não será feito concentrando se
em promoções e anúncios. Ao contrário, precisamos conhecer a estrutura do
mercado, desenvolver relações com os fornecedores e distribuidores,
investidores, clientes e outras pessoas e empresas importantes do sector. Essas
relações são mais importantes do que preços baixos e promoções instantâneas.
Assim, praz nos incentivar os investidores de LE CABRITE a
acompanhar este estudo em páginas subsequentes, onde apresentamos instrumentos
administrativos que visam identificar previamente ameaças no ramo prestes a
investir. O estudo mostra ainda factores impulsionadores que positivem a lisura
e legalidade do investimento, introduzindo um eximo controlo interno na busca
máxima da transparência, pois estamos cientes de que o ágio planejado de
capital deve gerar lucros e estabilidade mercado lógica.
ANALISE PROVISIONAL DE
INVESTIMENTOS
Os aspectos financeiros são aqui encarados exclusivamente do
ponto de vista da preparação de projecto ”Le Cabrite” e não lançando se a exposição
de análises metodológicas e a conceitos de análise financeira Empresarial.
Tratemos de assunto Básico para a efectivação deste projecto que é o caso da
perspectiva financeira ou Cash flow.
BASES:
·
Financiamento
a curto prazo
·
Financiamento
a médio e Longo prazos
·
Balanços
previsionais
Os financiamentos a curto prazo pormenorizam numa perspectiva
de maior detalhe possibilitada pela antevisão do futuro imediato, são em geral,
por isso mesmo, ventilados por períodos temporais curtos (mês ou trimestres)
consubstanciando se no orçamento de tesouraria (Cash flow) o qual pressupõe se
investir.
Paralelamente os activos de exploração, isto é, os stocks e
os créditos da actividade corrente são por vezes financiados a curto prazo
(desconto comercial) merecendo essa luz de consideração neste projecto.
FUNDO DE MANEIO
CORRENTE
Quer para financiar o arranque da exploração da iniciativa do
projecto, quer o seu desenvolvimento corrente é necessários meios financeiros
para além dos inicialmente investidos em activos imobilizados (edifícios,
equipamentos etc.)
Esses fundos destinam se a financiar o activo circulante, ou
seja, a permitir a actividade produtiva apesar do desfasamento temporal entre a
realização das despesas da produção e a realização das receitas da venda, e a
permitir a manutenção de um nível adequado de produtos acabados para que não
ocorram interrupções de aprovisionamento.
FINANCIAMENTO A LONGO E
MEDIO PRAZOS
A realização de um projecto de investimento representa uma aplicação
de fundos, de que a “LE CABRITE” dispõe ou que terá de obter de terceiros.
Os fundos tanto podem
ser aplicados no investimento propriamente dito como na sua exploração. Por
isso é frequente encontrar se o capital alheio classificado em capital de
funcionamento e capital de financiamento, correspondendo em regra o primeiro a
capital de reembolso a terceiros, a curto prazo o segundo a capital a médio e
longo prazos.
Estes aspectos devem ser tomados em conta no estabelecimento
do plano de financiamento a médio e alongo prazos visto que “le cabrite “ é um
projecto de investimentos, sob pena de se ter um esquema de financiamento
desproporcionado com reflexos negativos na qualidade da gestão, traduzindo se
em uma estrutura financeira deficiente.
O plano de financiamento deve apresentar, anualmente, as
origens e as aplicações de fundos, discriminando os montantes de cada origem e destinos
de cada aplicação (Princípios de Contabilidade). A sua elaboração só é possível
quando conhecidos os custos de investimentos e de exploração e as fontes de
capital alheio possíveis.
ESTUDO DE ENQUADRAMENTO
JURIDICO E FINANCEIRO
Para um projecto de investimento deve se sistematizar as
informações sobre os meios legais e financeiros de o realizar, pois pode
suceder que o projecto seja técnica e economicamente viável mas materialmente á
luz das referidas informações.
Dai que apelamos a “LE CABRITE” a prestar mais que costumeira
atenção neste aspecto.
INFORMACAO SOBRE MEIOS LEGAIS
a) Regime jurídico de inicio de
actividades
b) Regime jurídico de exploração da
actividade
-A legislação que regula a actividade
devera em causa ser previamente estuda pelos responsáveis de Le cabrite, em
particular as normas de direito administrativos em geral e os aspectos
particulares da legislação de trabalho.
ASPECTOS DE MAIOR RELEVANCIA
·
Higiene,
segurança, salubridade das instalações e Seguros.
·
Disposições
Legais sobre trabalho (Contratos, acordos, etc.)
·
Disposições
Legais sobre a comercialização interna e externa relacionadas com a produção em
causa, com destaque para a legislação aduaneira (direitos e taxas de importação
de matéria prima se for o caso)
FORMALIDADES LEGAIS DE CONSTITUIÇÃO
No caso de se tratar de um projecto
que futuramente dará origem a uma nova Empresa, haverá obviamente que iniciar
os procedimentos legais para a sua constituição:
a) A escolha e registo da denominação
social
b) A elaboração do pacto social
c) A realização da escritura de
constituição
d) d)A subscrição do capital e sua parcial ou
total pelos sócios
ESTUDO DE MERCADO
O estudo de mercado tem por objectivo, nos projectos
produtivos (le cabrite) determinar a procura potencial dos consumidores dos
bens ou serviços a produzir, tendo em conta as condições económico-sociais
como:
·
Concorrência
·
Preços
·
Rendimentos
·
Hábitos
·
Instituições,
em evolução na área geograficamente visada pelo projecto.
AREA PRETENDIDA PELO
PROJECTO
·
Maputo
Cidade
A cidade de Maputo regista nos
últimos anos (2010-2013) ambiente económico significante principalmente nas
áreas de turismo mercê dos esforços alcançados a nível regional pelo governo
moçambicano.
·
Concorrência
Esta cidade, tem tudo e todos com
mesmo objectivos: Manter a base de
sustento do negócio e procurar posicionar se melhor face aos seus concorrentes directos.
Este é o “dilema” de muitos investidores em Maputo.
O que todos têm é dinheiro para
cobrir o arranque do negócio mas todos não tem tempo de conhecer o mercado,
suas mutações para alicerçar melhor o investimento, todos gastam em aspectos
ligados ao marketing tradicional (Rádio, TV, dísticos etc.) quando a questão
passa necessariamente por conhecer o mercado como nos referimos.
Factores como; localização, preços e
distribuição podem posicionar melhor a Le Cabrite face aos seus concorrentes
directos porque, o mercado não está organizado nesse prisma. Para a efectivação
dessa condição é necessário investir muito na mão-de-obra qualificada e
selecção seria de produtos a oferecer, definir um espírito de trabalho
coordenado com o investimento aplicado.
A concorrência também pode estar
aliada a localização. Entre as avenidas:
·
Eduardo
Mondlane em paralelo com 24 de Julho;
·
Karl
Max em paralelo com Guerra Popular e nas de Zonas de Ronil, Alto Maé (estatua
Eduardo Mondlane) respectivamente, aqui qualquer investimento entra logo na
concorrência, não do público-alvo mas sim de seus adversários directos do
mercado. Pois em cada 500metros (aproximadamente) tem um restaurante, Bar,
Take_away, que funciona aproximadamente até 2horas de Madrugada.
Em torno da avenida Eduardo Mondlane
tem no total das duas bermas da estrada 24 estabelecimentos localizados a 1, 3
até 5 metros de distância da estrada, dos quais 19 fecham entre 17,18,19horas
no meio de semana e das 23 a 2horas de madrugada nos fins-de-semana. Face a
este cenário, para montar um negócio nessa área seria necessário ter tudo
diferente como:
·
Obter
instalações Modernas que acompanhem o ritmo de desenvolvimento da zona;
·
Revestir
por equipamentos de ponta;
·
Segurança
humana e de sistema;
·
Rápida
facturação sistematizada;
·
Recursos
humanos qualificados;
·
Aquisição
e Distribuição revisada;
·
Ter
uma cultura de Bom servir a todo tipo de cliente.
Como se pode ver, materializar esses
pontos requer um investimento serio e prever a vida do lucro em 24 ou mesmo 48
meses de trabalho intenso, somando se às despesas de água, luz, transporte,
salários, impostos etc.
Mas, o mesmo não se verifica se a área
pretendida fosse a mais 10km da cidade quase uma hora de tempo de carro, onde
oferece neste momento factores importante para investimento de Restauração,
asseguramos que seria mais fácil e sem concorrência procurar nesses lugares que
apresentam mercado monótono e egocêntrico.
·
Preços
No decurso das audiências feitas pelo
grupo de pesquisa deste projecto, deparou se com a política de preço e de crédito
que estabelecimentos e singulares estão a oferecer aos seus Clientes.
Uma nova realidade de mercado está
surgir com investidores que se mostram interessados com o vulto material ou
permanência de seus serviços no mercado do que com a optimização do lucro em
si. Dos inqueridos, 89% acreditam que trabalham para manter o negócio por isso
dão crédito para reter o cliente e 11% são pré-pago porque já tem o “Nome na
praça” e se contem com o pouco que entra sem pensar na proporção do tempo em relação
a aderência.
Quanto ao preço a realidade também é
fascinante quando 3 cervejas são compradas a 100mt, quando um prato de Mariscos
consumida no dia 1 pode ser liquidado 30 dias depois sem adicionar custos ou
percentagens no valor do Menu.
Em suma esta realidade mostra a falta
de política de preço e de credito mas, remete a um profundo estudo para se sair
com lucro:
·
Criar
uma política sólida de preço;
·
Ter
uma politica de crédito viável a realidade do que cada cliente injecta ao longo
da sua relação com a Empresa;
·
Criar
ferramentas de gestão Corporativa;
·
Manter
uma ligação forte com os distribuidores de modo a oferecer melhore preços de
aquisição de matéria-prima.
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