sexta-feira, 25 de outubro de 2013

fILOSOFIA MOCAMBICANA

jean jacques



aluno do pastor Lambercier. Gostava de passear pelos campos. Em certa ocasião, encontrando os portões da cidade fechados, quando voltava de uma de suas saídas, opta por vagar pelo mundo.

Acaba tendo como amante uma rica senhora e, sob seus cuidados, desenvolvendo o interesse pela música e filosofia. Longe de sua protetora, que agora estava em uma situação financeira ruim e com outro amante, ele parte para Paris.

Havia inovado muitas coisas no campo da música, o que lhe rendeu um convite de Diderot para que escrevesse sobre isso na famosa Enciclopédia. Além disso, obteve sucesso com uma de suas óperas, intitulada O Adivinho da Vila. Aos 37 anos, participando de um concurso da academia de Dijon cujo o tema era: "O restabelecimento das ciências e das artes terá favorecido o aprimoramento dos costumes?", torna-se famoso ao escrever respondendo ele foi um artista de forma negativa o Discurso Sobre as Ciências e as Artes, ganhando o prêmio em 1750.

Após isso, Rousseau, então famoso na elite parisiense, é convidado para participar de discussões e jantares para expôr suas ideias. Ao contrário de seu grande rival Voltaire, que também não tinha o sangue azul, aquele ambiente não o agradava.

Rousseau tem cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato. Uma ironia, já que anos depois escreve o livro Emílio, ou Da Educação que ensina sobre como deve-se educar as crianças.

O que escreve como peça mestra do Emílio, a "Profissão de Fé do Vigário Saboiano", acarretar-lhe-á perseguições e retaliações tanto em Paris como em Genebra. Chega a ter obras queimadas. Rousseau rejeita a religião revelada e é fortemente censurado. Era adepto de uma religião natural, em que o ser humano poderia encontrar Deus em seu próprio coração.

Entretanto, seu romance A Nova Heloísa mostra-o como defensor da moral e da justiça divina. Apesar de tudo, o filósofo era um espiritualista e terá, por isso e entre outras coisas, como principal inimigo Voltaire, outro grande iluminista.

Em sua obra Confissões, responde a muitas acusações de François-Marie Arouet (Voltaire). No fundo, Jean-Jacques Rousseau revela-se um cristão rebelado, desconfiado das interpretações eclesiásticas sobre os Evangelhos. Sempre proferia uma frase: "quantos homens entre mim e Deus!", o que atraía a ira tanto de católicos como de protestantes.

Politicamente, expõe suas ideias no Do contrato social/Contrato Social. Procura um Estado social legítimo, próximo da vontade geral e distante da corrupção. A soberania do poder, para ele, deve estar nas mãos do povo, através do corpo político dos cidadãos. Segundo suas ideias, a população tem que tomar cuidado ao transformar seus direitos naturais em direitos civis, afinal "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe".

No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume. De volta à França, casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767.

Depois de toda uma produção intelectual, suas fugas às perseguições e uma vida de aventuras e de errância, Rousseau passa a levar uma vida retirada e solitária. Por opção, ele foge dos outros homens e vive em certa misantropia.

Nesta época, dedica-se à natureza, que sempre foi uma de suas paixões. Seu grande interesse por botânica o leva a recolher espécie e montar um herbário. Seus relatos desta época estão no livro "Devaneios de Caminhante Solitário". Falece aos 66 anos, em 2 de julho de 1778, no castelo de Ermenonville, onde estava hospedado.

Citações[editar]

"O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros . Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles."
"A maioria de nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela natureza"
"O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém'"
"E quais poderiam ser as correntes da dependência entre homens que nada possuem? Se me expulsam de uma árvore, sou livre para ir a uma outra"
"A meditação em locais retirados, o estudo da natureza e a contemplação do universo forçam um solitário a procurar a finalidade de tudo o que vê e a causa de tudo o que sente"
"A única instituição que ainda se constitui natural é a Família "
"O escravo não é propriedade do outro, mas não deixa de ser homem ".
"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."
"Mesmo quando cada um de nós pudesse alienar-se não poderia alienar a seus filhos: eles nascem homens e livres, sua liberdade lhes pertence e ninguém, senão eles, pode dispor dela. Antes de chegar à idade da razão, o pai pode, em seu nome, estipular as condições de sua conservação, do seu bem-estar, porém, não dá-los irrevogável e incondicionalmente porque um dom semelhante contraria os fins da natureza e sobrepuja os limites da finalidade paternal. Seria, pois, preciso para que um governo arbitrário fosse legítimo, que, em cada geração o povo fosse dono de aceitá-lo ou de rejeitá-lo; porém, então o governo não seria arbitrário."
Sobre o governo, que para Rousseau é "Um corpo intermediário entre os súditos e o soberano, para sua mútua correspondência, encarregado da execução das leis e da conservação da liberdade, tanto civil como política.", e a submissão do povo aos chefes [governantes] diz: "É somente um incumbência, um cargo, pelo qual simples empregados [governantes] do soberano [povo] exercem em seu nome o poder de que os faz depositários, e que ele pode limitar, modificar e reivindicar quando lhe aprouver."
"Se houvesse um povo de deuses, ele seria governado democraticamente. Um governo tão perfeito não convém aos homens."
"Maquiavel fingindo dar lições aos Príncipes, deu grandes lições ao povo".
"Amanham-se as plantas pela cultura e os homens pela educação (...) Tudo o que não temos à nascença e de que necessitamos quando somos grandes, é-nos dado pela educação."
Os grandes princípios da filosofia rousseauniana[editar]

O estado de natureza[editar]
O estado de natureza, tal como concebido por Rousseau, está descrito principalmente em seu livro Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens.

A definição da natureza humana é um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. O homem natural é um ser de sensações, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele não pensa e, portanto, é desprovido da imaginação necessária para desenvolver um desejo que ele não percebe. Estas são as únicas coisas que ele poderia "representar". Então, os desejos do homem no estado de natureza são os desejos de seu corpo. "Seus desejos não passam de suas necessidades físicas, os únicos bens que ele conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso".

Além disso, o homem natural não pode prever o futuro ou imaginar coisas além do presente. Em outras palavras, a natureza de si corresponde perfeitamente ao exterior. No Ensaio, Rousseau sugere que o homem natural não é sequer capaz de se distinguir de outro ser humano. Essa distinção requer a habilidade de abstração que lhe falta. O homem natural também ignora o que é comum entre ele e um outro ser humano. Para o homem natural, a humanidade para no pequeno círculo de pessoas com quem ele está no momento. "Eles tiveram a ideia de um pai, filho, irmão, e não de um homem. A cabine continha todos os seus companheiros … Fora eles e suas famílias, não havia mais nada no universo. " (Ensaio, IX) A compaixão não poderia ser relevante fora do pequeno círculo, mas também essa ignorância não permitia a guerra, como os homens não se encontravam com praticamente ninguém. Homens, se quisessem, atacavam em seus encontros, mas estes raramente aconteciam.

Até então, Rousseau toma posição contra a teoria do estado de natureza hobbesiano. O homem natural de Rousseau não é um "lobo" para seus companheiros. Mas ele não está inclinado a se juntar a eles em uma relação duradoura e a formar uma sociedade com eles. Ele não sente o desejo. Seus desejos são satisfeitos pela natureza, e a sua inteligência, reduzida apenas às sensações, não pode sequer ter uma ideia do que seria tal associação. O homem tem o instinto natural, e seu instinto é suficiente. Esse instinto é individualista, ele não induz a qualquer vida social. Para viver em sociedade, é preciso a razão ao homem natural. A razão, para Rousseau, é o instrumento que enquadra o homem, nu, ao ambiente social, vestido. Assim como o instinto é o instrumento de adaptação humana à natureza, a razão é o instrumento de adaptação humana a um meio social e jurídico.

É justamente a falta de razão que possibilita o homem a viver naturalmente: a razão, ou a imaginação que o permite considerar outro homem como seu alter-ego (ou seja, como um ser humano também), a linguagem e a sociedade, tudo isso constitui a cultura, e não são faculdades do estado de natureza. Mesmo assim, o homem natural já possui todas essas características; ele é anti-social, mas é associável: "não é hostil à sociedade, mas não é inclinável a ela. Foram os germes que se desenvolveram, e podem se tornar as virtudes sociais, tendências sociais, mas eles são apenas potenciais."(Segundo Discurso, Parte I). O homem é sociável, antes mesmo de socializar. Possui um potencial de sociabilidade que somente o contato com algumas forças hostis podem expor.

Amor e ódio[editar]
Não há dúvida alguma de que Rousseau fez soprar um vento revolucionário sobre as ideias de amor e ódio: ele debate a sexualidade como uma experiência fundamental na vida do ser humano, a tomada de consciência da importância dos sentimentos de amor e ódio na construção da sociedade humana e no seu desenvolvimento pessoal, e enfim, essa abertura para o debate moderno sobre a divisão do amor entre amor conjugal e amor passional. Pode-se atribuir a Rousseau a tentativa de estabelecer, na sociedade do século XVIII, uma nova noção: a de que a personalidade do indivíduo, que concerne o tratamento que ele dá aos outros e a sua própria sexualidade, é formada na infância.

O Contrato Social[editar]
A obra Do Contrato Social, publicada em 1762, propõe que todos os homens façam um novo contrato social onde se defenda a liberdade do homem baseado na experiência política das antigas civilizações onde predomina o consenso, garantindo os direitos de todos os cidadãos, e se desdobra em quatro livros.

No primeiro livro “Onde se indaga como passa o homem do estado natural ao civil e quais são as condições essenciais desse pacto”, composto de nove capítulos. Primeiramente se aborda a liberdade natural, nata, do ser humano, como ele a havia perdido, e como ele haveria de a recuperar. Dessa forma, já no quarto capítulo, Rousseau condena a escravidão, como algo paradoxal ao direito. A conclusão é que, se recuperando a liberdade, o povo é quem escolhe seus representantes e a melhor forma de governo se faz por meio de uma convenção.

MERCADOS EM MAPUTO

Prezados,
O Mercado hoje está diversificado. O cenário actual de Mercados é de grande concorrência devido ao surgimento de Grandes e Medias empresas que disputam Clientes e Produtos a todo custo e a todo momento.
Para entrar no mercado dinâmico, precisamos estabelecer estratégias que sobrevivam às mudanças turbulentas dos mercados. Temos que construir alicerces fortes que não sejam derrubados pelas tempestades. E isso não será feito concentrando se em promoções e anúncios. Ao contrário, precisamos conhecer a estrutura do mercado, desenvolver relações com os fornecedores e distribuidores, investidores, clientes e outras pessoas e empresas importantes do sector. Essas relações são mais importantes do que preços baixos e promoções instantâneas.
Assim, praz nos incentivar os investidores de LE CABRITE a acompanhar este estudo em páginas subsequentes, onde apresentamos instrumentos administrativos que visam identificar previamente ameaças no ramo prestes a investir. O estudo mostra ainda factores impulsionadores que positivem a lisura e legalidade do investimento, introduzindo um eximo controlo interno na busca máxima da transparência, pois estamos cientes de que o ágio planejado de capital deve gerar lucros e estabilidade mercado lógica.
ANALISE PROVISIONAL DE INVESTIMENTOS
Os aspectos financeiros são aqui encarados exclusivamente do ponto de vista da preparação de projecto ”Le Cabrite” e não lançando se a exposição de análises metodológicas e a conceitos de análise financeira Empresarial. Tratemos de assunto Básico para a efectivação deste projecto que é o caso da perspectiva financeira ou Cash flow.
BASES:
·        Financiamento a curto prazo
·        Financiamento a médio e Longo prazos
·        Balanços previsionais
Os financiamentos a curto prazo pormenorizam numa perspectiva de maior detalhe possibilitada pela antevisão do futuro imediato, são em geral, por isso mesmo, ventilados por períodos temporais curtos (mês ou trimestres) consubstanciando se no orçamento de tesouraria (Cash flow) o qual pressupõe se investir.
Paralelamente os activos de exploração, isto é, os stocks e os créditos da actividade corrente são por vezes financiados a curto prazo (desconto comercial) merecendo essa luz de consideração neste projecto.


FUNDO DE MANEIO CORRENTE
Quer para financiar o arranque da exploração da iniciativa do projecto, quer o seu desenvolvimento corrente é necessários meios financeiros para além dos inicialmente investidos em activos imobilizados (edifícios, equipamentos etc.)
Esses fundos destinam se a financiar o activo circulante, ou seja, a permitir a actividade produtiva apesar do desfasamento temporal entre a realização das despesas da produção e a realização das receitas da venda, e a permitir a manutenção de um nível adequado de produtos acabados para que não ocorram interrupções de aprovisionamento.
FINANCIAMENTO A LONGO E MEDIO PRAZOS
A realização de um projecto de investimento representa uma aplicação de fundos, de que a “LE CABRITE” dispõe ou que terá de obter de terceiros.
 Os fundos tanto podem ser aplicados no investimento propriamente dito como na sua exploração. Por isso é frequente encontrar se o capital alheio classificado em capital de funcionamento e capital de financiamento, correspondendo em regra o primeiro a capital de reembolso a terceiros, a curto prazo o segundo a capital a médio e longo prazos.
Estes aspectos devem ser tomados em conta no estabelecimento do plano de financiamento a médio e alongo prazos visto que “le cabrite “ é um projecto de investimentos, sob pena de se ter um esquema de financiamento desproporcionado com reflexos negativos na qualidade da gestão, traduzindo se em uma estrutura financeira deficiente.
O plano de financiamento deve apresentar, anualmente, as origens e as aplicações de fundos, discriminando os montantes de cada origem e destinos de cada aplicação (Princípios de Contabilidade). A sua elaboração só é possível quando conhecidos os custos de investimentos e de exploração e as fontes de capital alheio possíveis.
ESTUDO DE ENQUADRAMENTO JURIDICO E FINANCEIRO
Para um projecto de investimento deve se sistematizar as informações sobre os meios legais e financeiros de o realizar, pois pode suceder que o projecto seja técnica e economicamente viável mas materialmente á luz das referidas informações.
Dai que apelamos a “LE CABRITE” a prestar mais que costumeira atenção neste aspecto.
INFORMACAO SOBRE MEIOS LEGAIS
a)   Regime jurídico de inicio de actividades
b)  Regime jurídico de exploração da actividade
-A legislação que regula a actividade devera em causa ser previamente estuda pelos responsáveis de Le cabrite, em particular as normas de direito administrativos em geral e os aspectos particulares da legislação de trabalho.
ASPECTOS DE MAIOR RELEVANCIA
·        Higiene, segurança, salubridade das instalações e Seguros.
·        Disposições Legais sobre trabalho (Contratos, acordos, etc.)
·        Disposições Legais sobre a comercialização interna e externa relacionadas com a produção em causa, com destaque para a legislação aduaneira (direitos e taxas de importação de matéria prima se for o caso)
FORMALIDADES LEGAIS DE CONSTITUIÇÃO
No caso de se tratar de um projecto que futuramente dará origem a uma nova Empresa, haverá obviamente que iniciar os procedimentos legais para a sua constituição:
a)   A escolha e registo da denominação social
b)  A elaboração do pacto social
c)   A realização da escritura de constituição
d)   d)A subscrição do capital e sua parcial ou total pelos sócios




ESTUDO DE MERCADO
O estudo de mercado tem por objectivo, nos projectos produtivos (le cabrite) determinar a procura potencial dos consumidores dos bens ou serviços a produzir, tendo em conta as condições económico-sociais como:
·        Concorrência
·         Preços
·        Rendimentos
·        Hábitos
·        Instituições, em evolução na área geograficamente visada pelo projecto.
AREA PRETENDIDA PELO PROJECTO
·        Maputo Cidade

A cidade de Maputo regista nos últimos anos (2010-2013) ambiente económico significante principalmente nas áreas de turismo mercê dos esforços alcançados a nível regional pelo governo moçambicano.


·        Concorrência
Esta cidade, tem tudo e todos com mesmo objectivos: Manter a base de sustento do negócio e procurar posicionar se melhor face aos seus concorrentes directos. Este é o “dilema” de muitos investidores em Maputo.
O que todos têm é dinheiro para cobrir o arranque do negócio mas todos não tem tempo de conhecer o mercado, suas mutações para alicerçar melhor o investimento, todos gastam em aspectos ligados ao marketing tradicional (Rádio, TV, dísticos etc.) quando a questão passa necessariamente por conhecer o mercado como nos referimos.
Factores como; localização, preços e distribuição podem posicionar melhor a Le Cabrite face aos seus concorrentes directos porque, o mercado não está organizado nesse prisma. Para a efectivação dessa condição é necessário investir muito na mão-de-obra qualificada e selecção seria de produtos a oferecer, definir um espírito de trabalho coordenado com o investimento aplicado.
A concorrência também pode estar aliada a localização. Entre as avenidas:
·        Eduardo Mondlane em paralelo com 24 de Julho;
·        Karl Max em paralelo com Guerra Popular e nas de Zonas de Ronil, Alto Maé (estatua Eduardo Mondlane) respectivamente, aqui qualquer investimento entra logo na concorrência, não do público-alvo mas sim de seus adversários directos do mercado. Pois em cada 500metros (aproximadamente) tem um restaurante, Bar, Take_away, que funciona aproximadamente até 2horas de Madrugada.
Em torno da avenida Eduardo Mondlane tem no total das duas bermas da estrada 24 estabelecimentos localizados a 1, 3 até 5 metros de distância da estrada, dos quais 19 fecham entre 17,18,19horas no meio de semana e das 23 a 2horas de madrugada nos fins-de-semana. Face a este cenário, para montar um negócio nessa área seria necessário ter tudo diferente como:
·        Obter instalações Modernas que acompanhem o ritmo de desenvolvimento da zona;
·        Revestir por equipamentos de ponta;
·        Segurança humana e de sistema;
·        Rápida facturação sistematizada;
·        Recursos humanos qualificados;
·        Aquisição e Distribuição revisada;
·        Ter uma cultura de Bom servir a todo tipo de cliente.
Como se pode ver, materializar esses pontos requer um investimento serio e prever a vida do lucro em 24 ou mesmo 48 meses de trabalho intenso, somando se às despesas de água, luz, transporte, salários, impostos etc.
Mas, o mesmo não se verifica se a área pretendida fosse a mais 10km da cidade quase uma hora de tempo de carro, onde oferece neste momento factores importante para investimento de Restauração, asseguramos que seria mais fácil e sem concorrência procurar nesses lugares que apresentam mercado monótono e egocêntrico.
·        Preços
No decurso das audiências feitas pelo grupo de pesquisa deste projecto, deparou se com a política de preço e de crédito que estabelecimentos e singulares estão a oferecer aos seus Clientes.
Uma nova realidade de mercado está surgir com investidores que se mostram interessados com o vulto material ou permanência de seus serviços no mercado do que com a optimização do lucro em si. Dos inqueridos, 89% acreditam que trabalham para manter o negócio por isso dão crédito para reter o cliente e 11% são pré-pago porque já tem o “Nome na praça” e se contem com o pouco que entra sem pensar na proporção do tempo em relação a aderência.
Quanto ao preço a realidade também é fascinante quando 3 cervejas são compradas a 100mt, quando um prato de Mariscos consumida no dia 1 pode ser liquidado 30 dias depois sem adicionar custos ou percentagens no valor do Menu.
Em suma esta realidade mostra a falta de política de preço e de credito mas, remete a um profundo estudo para se sair com lucro:
·        Criar uma política sólida de preço;
·        Ter uma politica de crédito viável a realidade do que cada cliente injecta ao longo da sua relação com a Empresa;
·        Criar ferramentas de gestão Corporativa;
·        Manter uma ligação forte com os distribuidores de modo a oferecer melhore preços de aquisição de matéria-prima.


Marketing e Vendas

INFORMACAO DO MERCADO
Neste capítulo, informação relativa ao mercado de serviços em Maputo, importa salientar a demanda que o mercado oferece face aos promotores de eventos, Catering e coberturas de grandes eventos com varias dimensões sociais seja de grandes Personalidades, VIP’S, Casamentos, e de mais especificações á medida de cada cliente.

SERVIÇOS DE PROTOCOLO
Este departamento ocupar-se-á da sondagem, avaliação e cobertura de grandes e médios eventos na sociedade.
Para a sua manutenção no mercado precisa firmar se com metodologias eficazes na procura de clientes e empreender meios adequados na satisfação do mesmo.