Mercado de Turismo em Moçambique , Utopia ou Realidade
Por Aparício Marques
O número de turistas estrangeiros que no ano passado visitaram Moçambique aumentou 11%, para quase dois milhões.
O Director do Turismo de Moçambique, disse À agência France Presse que o destino está apostado em promover a sua imagem no exterior da melhor forma, duas décadas depois de ter terminado um conflito civil que durou 16 anos. “O governo de Moçambique está a apostar forte na promoção do país no estrangeiro”, afirmou.
Por outro lado, as receitas turísticas aumentaram 17,3%, no ano passado, alcançando os 231 milhões de dólares (184 milhões de euros).
Em 2004 a desculpa encontrada
pelo executivo Moçambicano para justificar a estagnação de Turismo foi a de
16anos de guerra civil que destruiu infra estruturas e debilitou a economia e
mantendo o BIP em 1.5 por ano.
E utópico que passemos anos a
justificar fracassos em nome da remota guerra dos 16anos, essa justificao mostra
que o mercado de turismo em Moçambique ainda esta sob custodia, sonhos
politico e não verdadeiramente investido para o crescimento da economia.
O mercado esta a registar o
surgimento de pequenas e Medias empresas de Turismo que disputam clientes a
todo momento sem observância de cuidados aprovados pelo Ministério de turismo
para licenciamento de Operadores Turísticos.
Neste prisma o mercado de
turismo Moçambicano vive uma crise de ética mercadologica, aos olhos da
Direcao nacional, da Associação de agentes de Viagens que se interessam pelas
quotas dos membros e não em elaboração de estratégias para reduzir agentes
aventureiros que desfiguram o mercado do turismo em Moçambique.
A falta de uma verdadeira
integração de agentes e Operadores em moçambique aponto como o factor negativo
a estagnação do mercado, a monopolização do mercado deve a interferência de
factores políticos no mercado se termos em conta que o turismo e um negocio sensível.
Continua......
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