quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mercado de Turismo em Mocambique


Mercado de Turismo em Moçambique , Utopia ou Realidade
Por Aparício Marques
O número de turistas estrangeiros que no ano passado visitaram Moçambique aumentou 11%, para quase dois milhões.
 O Director do Turismo de Moçambique, disse À agência France Presse que o destino está apostado em promover a sua imagem no exterior da melhor forma, duas décadas depois de ter terminado um conflito civil que durou 16 anos. “O governo de Moçambique está a apostar forte na promoção do país no estrangeiro”, afirmou.
Por outro lado, as receitas turísticas aumentaram 17,3%, no ano passado, alcançando os 231 milhões de dólares (184 milhões de euros).
Em 2004 a desculpa encontrada pelo executivo Moçambicano para justificar a estagnação de Turismo foi a de 16anos de guerra civil que destruiu infra estruturas e debilitou a economia e mantendo o BIP em 1.5 por ano.
E utópico que passemos anos a justificar fracassos em nome da remota guerra dos 16anos, essa justificao mostra que o mercado de turismo em Moçambique ainda esta sob custodia, sonhos politico e não verdadeiramente  investido para o crescimento da economia.
O mercado esta a registar o surgimento de pequenas e Medias empresas de Turismo que disputam clientes a todo momento sem observância de cuidados aprovados pelo Ministério de turismo para licenciamento de Operadores Turísticos.
Neste prisma o mercado de turismo Moçambicano vive uma crise de ética mercadologica, aos olhos da Direcao nacional, da Associação de agentes de Viagens que se interessam pelas quotas dos membros e não em elaboração de estratégias para reduzir agentes aventureiros que desfiguram o mercado do turismo em Moçambique.
A falta de uma verdadeira integração de agentes e Operadores em moçambique aponto como o factor negativo a estagnação do mercado, a monopolização do mercado deve a interferência de factores políticos no mercado se termos em conta que o turismo e um negocio  sensível.
Continua......

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