Tribalismo em Africa, caso de Moçambique.
,.....O tribalismo pressupõe um retorno aos hábitos
civilizacionais e culturais primitivos. Este regresso deriva da característica
intrínseca e muitas vezes da ineficácia das instituições em que a sociedade
modernista está estruturada desde o século XVIII. O tribalismo, ou a
recuperação dos valores originais, tornou-se evidente a partir dos anos 60 do
século XX (sendo um exemplo o movimento hippie) e caracteriza-se pela formação
de núcleos sociais pequenos sobretudo em grandes cidades, que diligenciam
apoiar-se endogenamente, uma vez que não obtêm o amparo necessário dos
organismos estatais ou institucionais. Assiste-se assim a um "retorno de
Dionísio", conforme menciona o sociólogo francês Michell Maffesoli, em que
estes pequenos núcleos (ou microtribos) se salientam pelo hedonismo, gosto pelo
belo, pelo desfrute desordenado do momento, contrariando a racionalidade e as
preocupações bem reais. Desta forma, a mentalidade yuppie, dependente do
trabalho, começa a ser substituída em muitas zonas do globo pelo culto da
própria pessoa, conforme atesta o estudo empreendido pelo mesmo sociólogo nas
cidades de Tóquio, Paris e Rio de Janeiro (plasmado na obra O Nomadismo).....
Caso de Moçambique
,.....Se, por um lado, se presencia a renovação da
importância do indivíduo, este tribalismo pós-moderno é, no entender de vários
autores, um modo de abstracção e de defesa contra a estrutura racionalista que
não conseguiu suprir as necessidades heterogéneas e massivas do ser humano, e,
assim através do sistema de transmissão oral da tradição dos antepassados, as
gerações foram se sucedendo e perpetuando estas heranças do passado.
Em Moçambique o que deu certo no passado, vale
também para o presente e com certeza norteará igualmente o futuro. Entretanto
os tempos mudaram e com a influência dos povos brancos colonizadores, a África
foi perdendo a sua coloração cultural original. E, hoje o continente africano
está sofrendo as conseqüências deste "período negro" da sua história.
E o povo, traz cravados no seu coração os estigmas da divisão, do ódio e da
exclusão.
1. Porque ainda
usamos termos Mahembanas, quando queremos difinir o comportamento ou estado
fisico
2. Porque nossa filha
casou com Xingondo, Maronga etc, etc
3. Porque,...
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